Atividade 26/03




Mediando a Cooperação
A cooperação pode não vir naturalmente para os alunos e pode requerer motivação, instrução direta e tempo de prática. Por exemplo, formas de trabalhar em equipe devem ser discutidas, incluindo respeitar a vez do outro, ouvir quando outros estão falando e ser responsável pelo próprio aprendizado. Quando os alunos estão interagindo e trabalhando em conjunto, o professor deve
garantir que:
• Todos os membros do grupo participem e sintam-se incluídos;
• Todos os membros do grupo concordem a respeito dos objetivos e dos planos para criar um produto;
• Todos os membros do grupo trabalhem em suas atribuições para completar seu produto;
• Todos os membros do grupo revisem seu trabalho juntos para ver se podem melhorá-lo;
• Todos os membros do grupo falem a respeito do trabalho e se ajudem ao longo do processo.

Cada grupo deve discutir sobre um dos  conflitos e postar aqui no blog (clicando em comentário) e postando um relatório sobre a solução. O comentário deve conter a opinião do grupo: por que ocorre este tipo de conflito? Qual a solução para esse conflito? A não solução para tal conflito reflete em outras consequências? Qual o papel do professor na solução dos conflitos? Use exemplos, referências bibliográficas, reflitam e façam considerações com argumento convincentes. Quando alunos trabalham em grupo, conflitos podem surgir. Leia a seguinte lista de conflitos e identifique possíveis soluções conforme instruções.


Grupo 1: Um aluno se recusa a trabalhar com determinado colega ou grupo.

Grupo 2: Ninguém quer trabalhar com determinado aluno.


Grupo 3: Um aluno é tímido e não quer falar.


Grupo 4: Um aluno não deixa o colega ou outros membros do grupo utilizarem o
computador.

Grupo 5: Um aluno não respeita ou não ouve as idéias do colega ou de outros
membros do grupo..

7 comentários:

  1. Grupo 4 - Interantes do grupo:
    1 - Faltou - Sandra Costa de OLiveira
    2 - Sandra de Souza Araujo da Silva
    3 - Shirley Silva de Assis
    4 - Simone Fernandes Silva Tavares
    5 - Stefani Cristina Rodrigues da Silva
    6 - Vanessa Vieira dos Santos Lopes

    O conflito ocorre por causa de egoismo,quando o aluno que se acha superior à outro, com ansiedade de conhecimentos, falta de oportunidades, a falta de interesse em aprender, o respeito mutuo e a situação financeira.

    A solução para que não ocorra o conflito seria conversar com este aluno e expor à situação em questão. Colocando regras e horários.

    As consequencias são diversas como por exemplo: as pessoas podem se sentir excluidas e não expõe a sua opinião.

    O professor deve aplicar dialogos, regras, tentar conciliar os fatos aos alunos. Sendo que deve-se dividir o tempo para todos , assim todos terão oportunidade de ter conhecimento.

    O Papel do professor Ex: A Profª Irineia ela dá aulas ludicas que tem o objetivo de recreação e aproximação e deixar as pessoas desinibidas. Ea profª Marcia Informática de interagir os alunos de outros grupos.

    Citamos bibliografia de Paulo Freire Pedagogia da Autonomia que fala das posições dos professores:
    "Não é possível ao sujeito ético viver sem estar permanentemente exposto à Transgressão da ética. Uma de nossas brigas na História, por isso mesmo, é exatamente esta: fazer tudo o que possamos em favor da eticidade, sem cair no moralismo, hipócrita ao gosto reconhidamente farisaico".
    pagina 17 - 29ª edição - editora paz e terra S/A.

    ResponderExcluir
  2. Muito bem pessoal! Bons apontamentos e a citação do Paulo Freire, foi bem colacada. Eu acredito muito na capacidade individual de cada um, mas também sei o quanto é importante proporcionar uma boa convivência no ambiente acadêmico. O conhecimento das pessoas e as possibilidades são muito variadas precisamos unir conhecimentos para melhor formação de nossos alunos. Senão trabalharmos os conflitos em sala de aula, não conseguiremos preparar os alunos.

    ResponderExcluir
  3. Integrantes do grupo:
    Josimary,Jussara,Leda,Leidiane e Marcos

    O conflito acontece quando cada individuo com suas personalidades diferentes, passa a ter um pré-conceito antes mesmo de conhecer o próximo...não aceitam opiniões contrárias, deixa de lado a democracia, simplesmente por egoísmo.
    A solução 'e conversar com o grupo, para cada individuo expressar sua opinião, sabendo ouvir e aceitar sugestões, conversando sempre de uma forma agradável.
    A nossa opinião referente ao fato relatado 'e que esse tipo de comportamento refleti e causa danos, como por exemplo: pode afetar o rendimento escolar, causar atritos, desentendimentos e regredir na aprendizagem e até no relacionamento pessoal.
    Muitas as vezes a atitude do aluno 'e o reflexo do que se passa em casa, portanto nós na posição de professores devemos observar o caso e se precisar convocar os pais para um dialogo saudável, para procurar resolver da melhor maneira possível.
    Referencia bibliográfica ( pesquisa no Google) Segundo pesquisa no Google, verificamos que as opiniões não são diferentes das nossas, portanto dado uma opinião da pesquisa seguinte: Acredito que o individualismo prejudica o andamento das aulas e 'e necessário compartilhar os conhecimentos e construí-los juntos.
    E assim concluímos que o trabalho em grupo 'e essencial para um maior desenvolvimento do individuo.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. GRUPO 2:Ninguém quer trabalhar com determinado aluno.

    Maria das Graças Pereira da Silva
    Maria Rosa de Freitas
    Marisa Fernandes Silva
    Michele Alessandra Rosa dos Santos
    Micheli Eiko Yamauchi

    Porque ocorre este tipo de conflito?
    Um conflito pode surgir por uma diferença de opiniões, competições, dificuldades de aprendizado, carência de informações, diferenças culturais,preconceitos.

    Qual a solução para esse conflito?
    Para lidar com o conflito é importante conhece-lo sabendo a sua causa, e como trabalhar com ele, tentar romper alguns dos estereótipos como estímulo de mudanças, inovação e criatividade.

    A não solução para tal conflito reflete em outras consequências?
    Sim. Isso gera irritações, antipatias, exclusão, inimizade, raiva, desconfiança, frustração, e traumas emocionais.

    Qual o papel do professor na solução dos conflitos?
    O educador deve intervir nesses conflitos, sendo capaz de perceber, analisar, e criar soluções para esse problema, saber trabalhar as emoções, e buscar outros meios de soluções, respeitando as necessidades de cada um, mostrar que é possível resolver os conflitos, e compreender o ponto de vista de todos.

    Referência:
    http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/19936/conflitos-em-sala-de-aula

    ResponderExcluir
  6. GRUPO 5

    Interantes do grupo:
    1. Stephanie Souza Felix da Silva
    2. Talita Campanha Alves
    3. Faltou Tatiane do Carmo Teixeira
    4. Tatiane Pereira
    5. Vandineide Vieira Brito
    6. Varonilda Castanho Souto

    Por que ocorre este tipo de conflito ?
    Pela criação individualista e tem uma opinião formada que não aceita uma segunda opinião .

    Qual a solução para esse conflito ?
    A primeira solução é ela mesmo mudar, a outra solução e ouvir os colegas e a convivência com eles .

    A não solução para tal conflito reflete em outras consequências?
    Não forçar a mudança e não exigir algo que ele não esta disposto a mudar .

    Qual o papel do professor na solução dos conflitos ?
    O professor deve dar aulas interativas formar os grupos como a professora Márcia fez, onde todos os alunos possam se conhecer melhor. Sempre estar atenta aos conflitos e resolver da melhor forma possivél.

    O trabalho em grupo é uma divisão de opiniões e o ponto de vista , levando em consideração ao tema proposto.
    Aceitar as opiniões dos integrantes do grupo.

    Referência bibliográficas : “Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre.”
    Paulo Freire

    ResponderExcluir
  7. Grupo 3
    Patricia Bernardo
    Raquel Oliveira
    Rita de Cassia
    Rosilda Gonçalves
    Vera Lucia

    UM ALUNO É TIMIDO E NÃO QUER FALAR

    A tímidez ocorre quando o aluno se sente inseguro no ambiente escolar, e tem uma baixa auto-estima e se sente inferior aos outros colegas de classe.
    O certo seria o profissional(professor)trabalhar com esse aluno, dando-lhe uma atenção especial que faça com que o indivíduo possa se sentir bem dentro da sala de aula, e aprenda a interagir com os colegas de classe através de trabalhos elaborados pelo professor, que estimule a criatividade do aluno que tem esse tipo de dificuldade. Essas atividades podem ser feitas de algumas maneiras: colocar o aluno perto do professor, colocar ele perto de outro aluno tímido, para que os dois que tem a mesma dificuldade, possam ter uma convivência mais facil, colocar ele para trabalhar em grupos, e ajuda-lo a expressar sua própria opinião em público e estar sempre em contato com os alunos em geral.
    Se o professor não ajudar o aluno que por ser tímido não aprende, e não consegue se enturmar, ele poderá desenvolver problemas piores como a depressão, e isolamento total dentro da sociedade, e se sentir uma pessoa rejeitada. Exemplo disso, tivemos um caso de tímidez, que levou a criança a atirar na professora, segundo o G1, o aluno fez um desenho com duas armas apontando para a professora, isso foi como uma "promessa" do aluno para a professora; não demorou muito a professora foi baleada, isso acontece com alunos que são muito tímidos, e não tem uma atenção especial, e quando vão expressar sua dor ou até mesmo pedir ajuda, fazem de maneira errada e acaba virando uma tragédia.
    Por isso o professor deveria conversar com os pais, para saber o que houve com esta criança, e até procurar saber se os pais também são da mesma maneira, por que se forem, o professor poderá sugerir que a família procure um especialista, para que possa ver mais a fundo o problema e assim ser tratado.

    REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
    http://www.sosprofessor.com.br/blog/como-lidar-com-o-aluno-timido/
    http://g1.globo.com/educacao/noticia/2011/09/opiniao-aluno-muito-timido-tambem-deve-ter-atencao-especial-na-escola.html

    ResponderExcluir